O Método de Ensino em Yoga que adotamos
(Dakshina Tantra)

Seguimos um método diferenciado em yoga que contempla todos os tipos de alunos - tanto iniciantes quanto iniciados, pois cada aluno vivencia séries específicas de posturas, respirações e meditação, de acordo com suas necessidades, potencialidades e limitações. As séries são individualizadas, definidas a partir de anamnese (avaliação) e são trocadas ao longo do tempo, conforme o aluno avança na prática. Cada um de nós é diferente do outro. Temos corpos diferentes. Temos questões emocionais diferentes. Por isso, entendemos que o ensino do yoga deve contemplar integralmente a pessoa, considerando suas características particulares, físicas e emocionais, e não de forma generalizada. Reunimos até 05 alunos por horário. Tradição Dakshina Tantra. Método do prof. Paulo Murilo Rosas.

1. Séries individualizadas
​
Para cada aluno, adotamos séries específicas e em diferentes níveis de Kriyas e Pranayamas, de Yogasanas (posturas) para energização dos chakras e de yogaterapia para prevenir e cuidar de problemas como dores na coluna e nas articulações, dificuldade digestiva, hormonal, fraqueza muscular, doenças respiratórias e cardiovasculares, perda ou dificuldades de memória, falta de equilíbrio físico, stress, depressão, entre outros.
​
Em uma mesma turma, haverá até 05 pessoas, todas praticando séries diferentes sob instrução de um(a) professor(a). As séries são indicadas partir de anamnese (avaliação do histórico físico e emocional dos praticantes). Ao longo do tempo, conforme o avanço de cada um, as séries são substituídas, aprofundando o trabalho iniciado, sempre respeitando os seus limites e potencialidades.

2. Orientação direta e autonomia do aluno
​
Em turmas pequenas, prevê-se que os alunos, sob observação, orientação e ajustes do(a) professor(a), adquiram independência e entrega no trabalho específico começado. Com o passar das aulas, o mergulho, investimento e compromisso de cada praticante permite que o(a) professor(a) desdobre o trabalho. Os professores ocupam o lugar dos orientadores e guias do aprendizado do yoga, nos níveis físico, psíquico, emocional - e também filosófico - do yoga (quando o aluno tiver interesse em aprofunda-se nesse aspecto). Recebemos alunos iniciantes ou iniciados no Yoga.

3. Anamnese
​
Logo nas primeiras aulas, o(a) professor(a) fará uma avaliação do aluno (anamnese) para registrar informações importantes sobre sua saúde do ponto de vista físico e emocional. Essa avaliação garantirá um acompanhamento mais atento do aluno pelo(a) professor(a), e a definição de um trabalho em yoga que leve em conta as questões particulares trazidas.​​​​​

4. Quais as técnicas e recursos que usamos em nossas aulas?
​
​Em nossas aulas, utilizamos uma variedade de técnicas e recursos:
​​
-
Yoga Kuruntha (técnica que utiliza a ajuda de cordas fixas e suspensas na parede por argolas, bem como apoio da própria parede, como instrumentos na construção de àsanas (posturas)
-
Exercícios respiratórios (Kriyas e pranayamas);
-
Séries de Yogasanas e Yogaterapia;
-
Exercícios de purificação ocular (trataka);
-
Gym Ball, blocos, almofadas, bancos;
-
Relaxamento;
-
Exercícios de visualização (Dharana e Yantra);
-
Meditação (Dhyana).
Observação: Essas técnicas, a serem adotadas a critério do(a) professor(a), permitem ao aluno vivenciar o yoga de uma maneira profunda, sempre respeitando seus limites e potencialidades.
