O método: Yoga Individualizado

Yoga é um sistema complexo, composto por posturas físicas (ásanas), exercícios respiratórios (Kryias e pranayamas), visualização, meditação, mantra, tudo baseado numa filosofia. Para aprendê-lo o aluno precisa da observação e orientação atenta de um profissional que o acolha em suas questões e características particulares (psicofísicas e emocionais), e que, a partir disso, estabeleça um trabalho singular para com ele. 

 

​1. Turmas pequenas + séries individualizadas

No Espaço Uddiyana, adotamos um trabalho com séries específicas de yoga para cada aluno, considerando seus limites e potencialidades. As aulas tem a duração de 1h (uma hora).

 

Em uma mesma turma sob instrução da professora, haverá até 06 alunos praticando séries que atendam suas necessidades psicofísicas. As séries do aluno serão indicadas a partir de anamnese (registro de informações físico e emocionais do aluno). Ao longo do tempo, conforme o avanço do aluno, as séries serão substituídas por outras aprofundando o trabalho iniciado. Nessas turmas, reunimos de cinco a seis alunos, orientando-os com atenção direta e cuidado, no aprendizado do yoga.

2. Acompanhamento Direto e autonomia do aluno 

Em turmas pequenas, prevê-se que o aluno, sob observação, acompanhamento e ajustes da professora, adquira independência e entrega no trabalho específico iniciado. Com o passar das aulas, o mergulho, investimento e compromisso do aluno em sua prática permite que a professora desdobre o trabalho que começou com ele, trocando as séries conforme o aluno avança. O professora ocupa o lugar do orientador e guia do aprendizado do yoga pelo aluno, nos níveis físico, psiquico, emocional, e também filosófico do yoga, quando o aluno tiver interesse em aprofunda-se nesse aspecto.

20210304_085527.jpg

3. Anamnese

Logo nas primeiras aulas, a professora fará uma anamnese do aluno para registrar informações importantes sobre sua saúde do ponto de vista físico e emocional. Essa avaliação garantirá um acompanhamento mais atento do aluno pelo professora e a definição de um trabalho em yoga que leve em conta as questões particulares trazidas pelo aluno. Por isso para viabilizar esse trabalho, temos como princípio a formação de turmas pequenas.

4. Quais as técnicas e recursos que usamos em nossas aulas?

Em nossas aulas, utilizamos uma variedade de técnicas e recursos:

  • Mantras, Bhajans e Kirtans;

  • Exercícios respiratórios (Kriyas e pranayamas)

  • Exercícios de purificação ocular (trataka);

  • Yoga Kuruntha (Utiliza a ajuda de cordas fixas e suspensas na parede por argolos, bem como apoio da própria parede, como instrumentos na construção de àsanas (posturas)

  • Gym Ball, blocos, almofadas, bancos;

  • Séries de posturas de yoga (ásanas)

  • Relaxamento;

  • Exercícios de visualização (Dharana e Yantra);

  • Meditação (Dhyana).

 

Essas técnicas, a serem adotadas a critério da professora, permitem ao aluno vivenciar o yoga de uma maneira profunda, sempre respeitando seus limites e potencialidades.

20210615_082224.jpg

Segundas

9h30 às 10h30 (novo)

12h às 13h (novo)

Terças

7h às 8h

8h15 às 9h15

9h30 às 10h30

17h15 às 18h15

18h30 às 19h45

19h45 às 20h45 (novo)

Quartas

9h30 às 10h30 (novo)

12h às 13h (novo)

Quintas

7h às 8h

8h15 às 9h15

9h30 às 10h30

17h15 às 18h15

18h30 às 19h45

19h45 às 20h45 (novo)

Sextas

9h30 às 10h30 (novo)

12h às 13h (novo)

**Importante:

1- O aluno escolherá dias e horários fixos para praticar as suas aulas presenciais.

2- Em feriados, em aulas extras ao pacote mensal ou faltas do aluno, o aluno terá acesso gratuito a uma aula online de yoga ou meditação, ou tentaremos encaixe em aula presencial, caso haja vaga em turma e desde que seja no mesmo mês corrente. Essa reposição não poderá ser transferida para os meses seguintes.

​​

Pacotes:

04 aulas por mês

(1 vez por semana)

08 aulas por mês

(2 vezes por semana)

​​** Sem taxa de Matrícula 

*** Sem taxa de anamnese

Faça uma aula experimental ou Avulsa

Agende seu início: 991431022 (Zap) - Profa. Eliane Oliveira / yoga.uddiyana@gmail.com

​Em sânscrito, "Kuruntha" quer dizer “marionete”. O uso de Kuruntha no Yoga é comumente associada ao mestre B.K.S. Iyengar, mas é sabido que se trata de uma técnica muito antiga, pertencendo à tradição tântrica do sul da Índia. Há escrituras remotas que falam sobre yogis que viviam nas florestas e que faziam diversos movimentos pendurados em cordas presas a galhos das árvores.

 

Yoga Kuruntha é uma prática que utiliza a ajuda de cordas fixas e suspensas na parede por argolas, bem como o apoio da própria parede, como instrumentos na progressiva construção de posturas físicas e no desenvolvimento da autopercepção presencial-integral (física, mental, emocional e sutil) do praticante.

Em nível físico, esse trabalho atua alongando e flexibilizando o corpo, destravando as articulações, aumentando o tônus muscular, ampliando a capacidade e a consciência respiratória, promovendo a expansão do movimento e da postura.

Em nível psíquico, incentiva o praticante a lidar, progressivamente, com seus limites e suas potencialidades, em níveis físicos, mentais e energéticos, conduzindo-lhe à auto-observação, à autoconfiança e à superação dos seus medos, à diminuição da ansiedade, através da consciência do presente e a promoção da estabilidade da mente.

Em nível sutil, proporciona o fluxo da energia pelos chakras secundários, ajudando no equilíbrio energético dos chakras principais. Quando toda energia interna flui livremente, o corpo desfruta de saúde integral e plena.

Com o uso da técnica do Kuruntha alcançamos uma compreensão não dualista do que é o corpo, transformando a prática numa forma de meditação na ação, capacitando o praticante a enfrentar as mais diversas situações cotidianas do mundo moderno.

No Espaço Uddiyana, a técnica de Yoga Kuruntha é apenas uma dentre várias possíveis a serem adotadas numa aula. Não será uma prática geral para todos os alunos. A adoção ou não do Yoga Kuruntha com um aluno, bem como o tipo de trabalho a ser desenvolvido com ele, uma vez o tendo adotado, dependerá de uma avaliação prévia deste aluno pela professora que o acompanhar. Yoga Kuruntha, como as demais técnicas de nossas aulas, é ensinado de forma individualizada e progressiva, respeitando limites e potencialidades de cada um.

Acesse os vídeos e assista a profa. Eliane Oliveira executando algumas posturas de Yoga Kuruntha:

https://youtu.be/rhPKaPXAOe8

https://youtu.be/A0lSKFmv-aI

Faça uma aula experimental ou Avulsa: 21 99143-1022 (Profa. Eliane Oliveira)

20210615_082737.jpg